Roteiros full script (script completo)

Roteiros full script (script completo)

Full script é uma forma de formatação de roteiro. Dentre as formas de fazer roteio para quadrinhos, esta é a mais parecida com roteiro de cinema.

Esse tipo de roteiro é bastante detalhado e dá mais liberdade ao roteirista que vai descrever de forma objetiva o que terá  em cada quadro, de cada página, inclusive os textos e diálogos. O objetivo é passar o máximo de informações para o desenhista poder entender a história que está acontecendo.

O desenhista também pode ter participação na construção do roteiro, podendo sugerir mudanças que melhorem o entendimento da cena descrita em um determinado quadro ou quadros. Mas há aqueles que preferem blindar seus roteiros tornando-os “à prova de desenhista”. Nesse tipo de roteiro as cenas são de um nível absurdo de detalhamento que o desenhista só precisa ler e fazer o que está descrito. Roteiristas assim informam tamanho de quadro, posição dos personagens, semblantes, angulação de “câmera”, iluminação, cores, tudo é descrito. Alan Moore e Neil Gaiman são mestres em fazer esse tipo de roteiro e o resultado é indiscutível.

Mas como é um roteiro Full Script?

Abaixo um exemplo de full script pelo roteirista ABS Moraes:

————————————————————————–
Página 1

Painel 1- Externa, dia, plano geral, altura normal. Em primeiro plano vemos: João, o protagonista da história que aparece neste painel, está andando pela calçada de uma avenida da cidade grande. Ele é mostrado de repente neste primeiro momento pra que o leitor, posteriormente, tenha familiaridade bastante com sua aparência pra reconhecê-lo de imediato.

É alto, mas não tão alto, mais como uma pessoa que ultrapassou um pouco a estatura média do brasileiro comum, digamos que 1.80 m.; branco, não pálido; magro, mas sem ossos pronunciados.
Background: prédios de escritórios, lojas de departamento, lanchonetes e afins podem ser vistos de ambos os lados da rua. Carros passam zunindo pela rua em altas velocidades.Pessoas nas calçadas de ambos os lados da rua observam enquanto João passa e não podem deixar de se compadecer com o sofrimento e angústia que ele demonstra. Sua expressão deve transmitir os sentimentos acima mencionados, não esqueça.

Texto: Hoje não foi um bom dia.

João: Preciso melhorar a minha vida!

————————————————————————–
Note que o roteiro passa tudo o que o desenhista precisa fazer passar a mensagem, cabendo à ele “apenas” o trabalho de desenhar a cena sem precisar se preocupar com roteiro. Mas como dito acima, o desenhista pode conhecer uma forma de melhorar a cena e sugerir ao roteirista uma alteração, que pode ou não ser acatada.

bitcoin-lunes-wallet-carteira-quadrinhos-comics-manga

Envie seu comentário

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE