Como divulgar sua HQ #1

Como divulgar sua HQ #1

Divulgar sua HQ com eficiência talvez seja o maior problema que todo quadrinista passe. Pensando nisso resolvemos escrever esse post com algumas dicas que possam fazer a diferença para você autor.

Você não vai divulgar sua HQ sozinho

Aliás, poucas coisas você vai fazer sozinho se quiser se profissionalizar como quadrinista (ou qualquer outra profissão). Então você vai acabar pensando que ninguém vai querer te ajudar de graça, e você tá “quebrado” pra pagar por anúncios ou pessoal pra divulgar seu trabalho.

Jovem, existem mais divulgadores gratuitos entre o céu e a terra do que julga sua vã filosofia.

O que você precisará fazer será apenas facilitar a vida desses divulgadores, afinal, você ainda não é nenhum Maurício de Sousa para que a imprensa te procure pra mostrar seu trabalho, mas pode vir a ser. Como? Fazendo um Press Release objetivo e consistente que apresente bem o projeto sem enrolação e encaminhando para a mídia especializada no seu nicho.

Um Press Release é um comunicado de imprensa, uma declaração por escrito que é distribuído aos meios de comunicação social. Eles podem anunciar uma série de novidades: o lançamento da sua HQ, de um novo capítulo, seu novo projeto de financiamento coletivo, um evento que você e sua equipe/editora participarão, parcerias com outros quadrinistas, enfim, várias possibilidades.

E como eu faço um Press Release?

Você primeiramente deve entender que um Press Release não é um texto de venda, é um texto escrito de forma que possa ser usado como uma notícia em um jornal ou blog.

Começando pelo título, ele deve ser breve, agarrar o leitor e dizer quem, o que, quando, onde, porquê e como. Por exemplo: “Editora X anuncia lançamento da HQ Y do autor Z”, ou “X lançou sua HQ Y na plataforma Z”. Os títulos são escritos no tempo presente e geralmente se evita o uso de artigos (um, uma, a e o) e o verbo ser.

O jornalista que certamente vai querer mencionar a fonte da notícia, você. Reserve esse primeiro parágrafo para falar, com duas ou três frases de 20 palavras cada uma, sobre a autoria e editora da HQ.
Partindo para a notícia de fato, esse segundo parágrafo deve ser um resumão do Press Release com no máximo 3 frases. A intenção desse primeiro parágrafo é gerar o interesse do leitor e do jornalista que vai publicar.

O resto do texto vai detalhar melhor tudo o que você escreveu no primeiro parágrafo.

Um método simples para escrever um Press Release eficaz é fazer uma lista e responder cada um dos seguintes itens:

    • Quem, o que, quando, onde, porquê e como.
    • Qual é a notícia?
    • Por que isso é notícia?
    • As pessoas, produtos, itens, datas e outros aspectos relacionados com a notícia.
    • O objetivo da notícia.

Então seu Press Release ficará assim:

Após o título, o parágrafo ou dois para descrever você e/ou sua empresa. O resumão de tudo. E, enfim, o detalhamento do que foi escrito no segundo parágrafo que responderá aquela listinha acima. Faça a revisão e correção do texto.

Ao final, coloque todos os links relevantes para o jornalista: link do site da sua HQ, das redes sociais, da editora, suas redes sociais, link de vídeo, e email de contato. Também prepare imagens de algumas páginas da HQ em boa resolução para enviar com o Press Release, tal qual, o logotipo da HQ e da editora em formato PNG com transparência.

Dica: NUNCA envie imagens apenas dentro do arquivo de texto. Se você fizer isso, provavelmente seu Press Release irá direto pra lixeira.

Para quem enviar o Press Release para divulgar sua HQ

Está tudo pronto. Você escreveu o texto, revisou, separou os links e preparou todas as imagens para enviar. A tarefa agora é listar contatos de sites, blogs ou revistas que possam veicular seu texto e divulgar sua HQ.

Nós preparamos uma lista com vários desses veículos de comunicação e seus contato para facilitar sua vida (óie como a gente é bonzinho). Você pode acessar essa lista clicando aqui.

Esperamos que tenham gostado desse post. Qualquer coisa, deixe nos comentários. Até mais!

bitcoin-lunes-wallet-carteira-quadrinhos-comics-manga

Envie seu comentário

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE